segunda-feira, 27 de julho de 2009

COMO É QUE CAROLA ESCREVE?

Carola Saavedra

Carola Saavedra é destaque na nova geração de escritoras brasileiras. Depois de publicar um livro de contos, “Do lado de fora”, pela 7 Letras, em 2005, ela já publicou dois romances, “Toda Terça”, 2007, e “Flores azuis”, 2008, ambos pela Companhia das Letras. Carola está preparando outro livro, mas ainda não fala dele. Mas conta como está escrevendo.
SC: Como é sua maneira de trabalhar?
CS: Varia de acordo com o que estou escrevendo. Até agora, cada livro teve um processo diferente. O “Toda Terça” foi um exercício de erros e acertos, constantemente eu me sentia num beco sem saída. O “Flores azuis” estava todo pronto na minha cabeça antes de eu começar a escrevê-lo, e o trabalho foi mais com a linguagem. E, no caso do novo romance (ainda falta muito para terminá-lo), a história vai se revelando na medida em que escrevo.
SC: Você escreve todo dia?
CS: Tento escrever todos os dias, de Segunda a Segunda. Claro que não é uma regra fixa, às vezes a vida simplesmente não permite e sou obrigada a me adaptar. Nos últimos anos, aprendi a aceitar que não é possível planejar, controlar tudo, muito menos o trabalho literário que, no meu caso, depende muito do meu equilíbrio emocional. Mas, dentro do possível, procuro manter esse ritmo diário.
SC: Durante quanto tempo?
CS: Em média, dedico umas quatro horas por dia à literatura.
SC: O horário é fixo, ou varia segundo a disposição?
CS: Sou muito disciplinada para trabalhar, procuro seguir horários fixos, acordar cedo etc. Mas, claro, a “torre de marfim” nunca é impermeável. Ainda bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário