segunda-feira, 27 de julho de 2009

O BRASIL IMAGINADO POR DARLENE J. SADLIER

Darlene Sadlier

A simpática Darlene Sadlier, professora do Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Indiana, em Bloomington, está com um importante livro novo, o sétimo de uma bibliografia já muito respeitável: “Brazil Imagined: 1500 to the Present,” University of Texas Press.
Darlene é autora de uma coletânea de escritoras brasileiras, “One Hundred Years After Tomorrow”, publicada nos anos 90 pela Indiana University Press e da qual eu, com muita honra, participo.
Ela esteve recentemente no Rio, mas infelizmente foi um encontro que perdi, porque estava às vésperas de viajar para Salvador.
O novo livro de Darlene claro que esclarece os americanos interessados no Brasil, mas também, sem a menor dúvida, esclarece a nós mesmos, com sua visão panôramica da nossa cultura e da evolução do senso de “brasilidade.”
Então, recomendo. Peçam o “Brazil Imagined” pela Amazon. É um livro que “junta as pontas” de muita coisa, na cabeça da gente, por se tratar de um olhar diferente, um olhar de fora, distanciado.
Deixarei que a própria Darlene explique o que desejou com o seu muito pesquisado e ambicioso livro sobre a cultura brasileira. Vão fragmentos da apresentação que ela faz do “Brazil imagined:”

“Meu assunto é o efeito ideológico relativamente evidente das belas artes, literatura, arquitetura, cinema e televisão na formação da “brasilidade.” As formas de expressão cultural que escolhi para analisar são obviamente determinadas por forças econômicas e políticas, mas em si contribuem para modelar a identidade nacional e nos fornecem uma janela para as lutas políticas e sociais. Vale a pena serem estudados por si mesmos e lhes foi dada relativamente pouca atenção, pelo menos no mundo acadêmico, nos termos em que tentei discuti-las.
O processo de selecionar escritores, artistas e obras foi um desafio, em parte porque eu etava cobrindo 500 anos, numa cultura em mutação. Em vez de um levantamento enciclopédico das artes, delineei uma série de momentos históricos, nos quais uma ou mais formas de arte se tornam dominantes ou têm grande influência. Assim, minha exposição do período colônia centraliza-se principalmente na cartografia e nas artes visuais, enquanto em meu capítulo sobre o século XIX dediquei a maior parte da atenção à literatura. Quando chego ao século XX, os materiais que estão sendo considerados são cada vez mais públicos, de modo que analiso arquitetura moderna, planejamento urbano, cinema e televisão. Também tentei investigar as maneiras nas quais tanto estrangeiros quanto brasileiros natos imaginaram o país. (...)”
“Meu objetivo (...) é concentrar-me no material brasileiro, ocasionalmente mostrando a relação entre os imaginários locais e os estrangeiros. Em todos os casos, indiquei os interesses e preocupações sócio-políticos e econômicos que desempenharam um papel no processo de fabricação das imagens.(...)”
“Também indico como a imagem do Brasil foi influenciada pela política e cultura de outros países, especialmente a França e os Estados Unidos.”
E vai uma relação dos títulos dos capítulos de “Brazil Imagined, para dar uma idéia de como se desenrola o livro da Darlene: “Encontros edênicos e canibais;” “O paraíso (re)conquistado: representações holandesas do Brasil e as imagens mentais nativistas;” “O Brasil régio;” “Os fundamentos de um imaginário literário nacional;” “O Brasil modernista;” “O Brasil da boa-vizinhança;” “O Brasil na tela, de revolucionário a distópico;” “País do futuro.”
O “Brazil Imagined” ainda agrada pelas belas ilustrações em cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário