quinta-feira, 26 de agosto de 2010

POESIA BRASILEIRA QUE VEM DOS EUA

CRISTINA FERREIRA-PINTO BAILEY


Os poemas a seguir estão no livro “Os homens e outras mentiras,” de Cristina Ferreira-Pinto Bailey, lançado em 2010 pela Scortecci. Escritora, tradutora literária e professora universitária, Cristina mora há mais de vinte e cinco anos nos Estados Unidos. Entre outros livros, tem: “Clarice Lispector, novos aportes críticos”, com Regina Zilberman, 2007;”Gender, Discourse and Desire in Twentieth Century Brazilian Women’s Literature, 2004; “Poemas da vida meia,” 2002; “Contemporary Short Stories from Brasil”, 1999.
Participou de várias antologias literárias.

DUELO

O silêncio grosso da tarde
liquefeito
escorre no brilho
teu olhar.
Cavaleiro de armadura
olhar de Charles Sheen
Bright Knight
shines.
Reluz teu duro olhar
frio
de quem perdeu
compaixão
com perdão
me afasto
te deixo
te afago.

No teu silêncio
grosso de desejo
escorre no peito
feito baba
caracóis em valsa
silêncio de carne
da carne.
Cavaleiro
eu te monto
e te assomo
shining
vou eu,
Amazona,
Brilho
sobre teu corpo
cavaleiro morto
venço eu
venho eu
te montar.

COOTER BROWN’S

1005 Lowerline Street.
Sento neste bar
e alguém me chama:
- Hey, sweetie!
Olho o cara atrás do balcão
um sorriso – são $ 2.30.
But it’s hard, it’s hard
even to be alone.
- Vê se some, ô cara!

I sit here in this bar
someone calls me:
- Hey, sweetie!
The bartender seems to be nice,
he offers me thesmile I need
all I want:
a warm smile
someone who knows
what a woman is all about.

POEMINHA TRISTE

Eu queria

Um mito
Um mágico
Um louco
Alguém tão feio
Que fosse lindo
Alguém tão mau
Que me chamassem
Também
Louca.
Eu queria

Um guerreiro
Um santo
Um sonhador
Alguém assim
Como o Klaus Kinski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário